Transformação Digital: Uma iniciativa de todas as áreas da empresa.
Quando um projeto de Transformação Digital é iniciado em grandes empresas, existe uma expectativa que essa iniciativa traga de imediato, resultados de curto prazo, ou que tal iniciativa comece "de cara" a gerar velocidade e entregar resultados transformacionais para essas empresas.
É esperado que lancem novos produtos e formem times de alta performance logo no início. Afinal, o mercado tem pressa. Tudo isso, muito influenciado pelo fato de que estamos falando de iniciativas de inovação, que geralmente usam tecnologias disruptivas e "novas" metodologias de trabalho. Uma grande ilusão.
Essa grande ilusão vem do fato de que as empresas mais inovadoras do mundo, que conseguiram obter vantagem competitiva através de uma jornada de Transformação Digital bem sucedida, tem como principais características serem extremamente velozes e ágeis no lançamento de novos produtos, além de trabalharem com tecnologias de ponta.
Mas antes de iniciarem a jornada de fato, é importante existir um trabalho de diagnóstico bem aprofundado. É preciso voltar ao básico, à origem. A pergunta é: "Por que não temos essa agilidade? Por que não experimentamos toda essa velocidade?"
Vamos voltar ao título desse artigo para entendermos melhor. A iniciativa de Transformação Digital não trata apenas de tecnologia, na verdade, tecnologia é o último passo. Esse erro de entendimento, talvez seja o maior dos erros cometidos em jornadas de Transformação Digital que observo pelo mercado.
Geralmente os projetos de Transformação Digital são "tocados" por áreas de tecnologia, ou, áreas com viés de Tecnologia. Isso acontece porque esses projetos utilizam tecnologias disruptivas para criar novas formas de consumo e alcançarem eficiência operacional.
No entanto, o projeto é muito maior do que isso, se trata de projetos transformacionais que envolvem toda a companhia, envolvem o negócio em si e a forma de trabalhar. É muito mais profundo.
Pense comigo: A transformação digital tem como objetivo desenvolver nas empresas a capacidade de criar novas formas de consumo/novos modelos de negócio (com velocidade, claro). Quando você entende isso, não é difícil notar que tal objetivo se torna impossível de ser alcançado por uma única área da empresa. Qualquer solução ou produto novo a ser disponibilizado para o mercado, vai exigir um esforço direto, de todas as áreas da empresa.
Logo, um projeto de Transformação Digital deve começar com esse entendimento, seguido por um esforço pragmático, com o objetivo claro de construir um minucioso e profundo diagnóstico, de como organizar com sucesso, times de alta performance, com a cultura correta e principalmente, com agendas cross-departamentais.
Construir times integrados, que consigam trabalhar com a mesma agenda horizontalizada (não verticalizada), com esforços sincronizados, onde a prioridade é entregar toda a cadeia de valor de um novo produto final para o consumidor, é a mágica que fará com que a empresa atinja o melhor dos resultados: colocar o cliente como centro.
Para obter esse resultado, a maioria das empresas, principalmente as grandes e tradicionais, vão precisar descobrir uma nova forma de trabalho. Sem o diagnóstico correto, será impossível.
Utilizar projetos piloto, de preferência com produtos "MVP" de soluções focadas em novas formas de consumo, com times multidisciplinares e cross-departamentais, pode configurar o cenário ideal para se iniciar um trabalho de diagnóstico. Esse primeiro experimento deve evidenciar os principais desafios encontrados na empresa para o lançamento do produto com velocidade e eficiência operacional. Caso não seja possível um piloto experimental tão completo, sugiro que pelo menos seja utilizado um projeto cross-departamental e com times multidisciplinares (Squads).
O mais importante de tudo isso, é atribuir dentro do Squad com muita clareza, um guardião da Cultura Digital (chamado também de Agile Coach, Agilista, Líder de Cultura), ele deve anotar todos os aprendizados. Tais aprendizados devem ser compartilhados com toda empresa e um plano de ação deve ser criado para garantir que os problemas sejam enfrentados.
O trabalho de reinvenção do negócio, de inovação, de criar novas ofertas de produto e gerar novas formas de consumo, exigem um esforço sincronizado, unificado e cross-departamental, onde todas as áreas estão envolvidas.
Esse é o coração de um projeto de Transformação Digital.
Wagner Amorim
Senior Partner BC9